A ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO VALE DO MUCURI – AMUC, é uma entidade civil que presta serviços públicos, criada em 17 de agosto de 1983, de duração indeterminada, objetivando a integração administrativa, econômica e social dos Municípios que a compõe.
A AMUC tem por finalidade:
A) AMPLIAR E FORTALECER A CAPACIDADE ADMINISTRATIVA, TÉCNICA E FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS, PRESTANDO-LHES ASSISTÊNCIA, DEVENDO:
I – Estabelecer programas de modernização administrativa dos Municípios, através do planejamento institucional e apoiar a execução dos seus trabalhos de reorganização administrativa;
II – Estimular a conservação e a utilização racional dos recursos naturais, visando a incrementar os meios de produção regional;
III – Prestar assessoramento na elaboração e execução de planos, programas e projetos relacionados com o desenvolvimento da Microrregião;
IV – Incentivar e promover o estabelecimento de um sistema intermunicipal de transportes e comunicações na Microrregião;
V – Desenvolver outras atividades afins.
B) PROMOVER A COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL E INTERGOVERNAMENTAL VISANDO:
I – A promoção de medidas de desenvolvimento econômico e social da Microrregião;
II – A elaboração e implantação de programas de desenvolvimento, articulados com a política estadual e federal.
Hoje, a AMUC é composta de um corpo funcional contendo 25 funcionários, divididos entre setor administrativo, engenharia civil, arquitetura e topografia.
Setor Administrativo:
O setor administrativo conta com 08 funcionários e dá suporte aos prefeitos na esfera estadual e federal, prestando-lhes assistência, estabelecendo programas de modernização através do planejamento institucional, apoiando a execução dos seus trabalhos de reorganização administrativa.
Departamento de Engenharia:
Conta com 8 engenheiros civis, 2 arquitetos urbanistas, 1 engenheiro agrimensor, 1 desenhista projetista, 2 topógrafos ténicos (de campo) e 2 auxiliares de topografia.
O departamento desenvolve serviços de topografia, locação, nivelamento planialtimétrico, planta detalhe, cálculos, orçamentos, projetos arquitetônicos, geométricos, paisagísticos, dentre outros. Os serviços são contratados de acordo com a necessidade de cada cidade, sem ônus para as prefeituras, representando uma economia considerável nos encargos sociais dos municípios.