CARLOS CHAGAS — Um evento único e muito importante para despertar uma nova consciência cívica, além de abrir enormes possibilidades de se alavancar o desenvolvimento dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e toda a região do Leste/Nordeste de Minas Gerais. É assim que pode ser considerada a 73ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), promovida na sexta-feira (24/09) na cidade de Carlos Chagas.
Compareceram à assembleia, na condição de convidados, vários deputados federais e estaduais de diferentes partidos; prefeitos de toda a região, secretários de Estado, diretores de órgãos públicos, além do senador Carlos Viana (PSD) e do diretor-geral do Senado, Alexandre Silveira, que representou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas). O evento se mostrou a maior reunião de lideranças políticas estaduais e nacionais dos últimos anos para discutir a realidade socioeconômica dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Antes da solenidade propriamente dita algumas das lideranças políticas presentes à cidade para acompanhar a assembleia foram convidadas a participar de uma visita guiada ao Frigorífico Supremo, em Carlos Chagas, a fim de mostrar o enorme potencial que a cidade, e toda a região, têm para o agronegócio e para o desenvolvimento .
A ASSEMBLEIA
Terminada a visita ao frigorífico, todos se dirigiram ao Espaço Império, na área urbana de Carlos Chagas, onde foi realizada a assembleia da AMUC. A solenidade foi aberta formalmente pelo presidente da entidade, Héber Neiva, o Vavá, que é prefeito de Caraí. Quem esperava uma fala formal e confete da parte de Vavá para com os muitos políticos presentes, se surpreendeu — e muito!
Vavá, com toda a polidez que lhe é característica, foi atencioso e educado com os convidados presentes, mas foi enfático em afirmar que os governos Estadual e Federal têm uma dívida de décadas para com os Vales. Para muitos dos presentes, a fala de Vavá já pode ser considerada um dos pronunciamentos mais incisivos na defesa dos interesses do povo dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha na história política mais recente Um dos momentos que mais captou a atenção do público foi quando o prefeito disse que foi necessária uma tragédia humanitária (referindo-se à Tragédia de Brumadinho) para que se concluísse as obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni, embora a saúde, constitucionalmente, seja dever do poder público. Vavá, como médico e renomado profissional de saúde, ainda lembrou que, mesmo depois de concluídas as obras, ainda há de se considerar a questão dos recursos humanos, já que a região não tem o volume necessário de profissionais para operar um hospital de cerca de 500 (quinhentos) leitos.
HOMENAGENS
Durante a solenidade foram oferecidas duas homenagens especiais: a primeira ao senador Carlos Viana (PSD), e a segunda ao diretor-geral do Senado, Alexandre Silveira, que representou ao senador Rodrigo Pacheco na assembleia.
RESULTADOS
Ao final do evento a AMUC obteve alguns resultados muito importantes. Uma vez que foi solicitado pelo prefeito Vavá apoio para amenizar a escassez de água na região, foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (CODEFASF), empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, 10 (dez) caminhões-pipa e uma máquina de perfuração de poços artesianos. Também foram asseguradas algumas obras de asfaltamento ligando Carlos Chagas às cidades vizinhas.
REIVINDICAÇÕES
Além das demandas inicialmente atendidas, e todas as solicitadas publicamente pelo presidente da AMUC em seu pronunciamento inicial, ainda foram protocolados ofícios para com as autoridades estaduais e nacionais reivindicando, entre outras demandas, as que seguem aqui destacadas:
– Ampliação e fortalecimento da agricultura Familiar com a ampliação e incremento do Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A.);
– Verbas de custeio para os hospitais, principalmente os menores, das cidades dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha;
– Incentivo financeiro e suporte institucional para a otimização do artesanato e profissionalização dos artesãos dos Vales;
– Intervenção e investimento na BR 342, que liga Araçuaí a Caraí;
– Intervenção e investimento na rodovia de ligação entre Araçuaí a Novo Cruzeiro;
– Intervenção e resolução da responsabilidade das concessionárias de abastecimento de água e coleta de esgoto: COPASA e COPANOR, em cumprir suas responsabilidades para com o povo dos Vales, seus funcionários e a região como um todo.
Comprometimento
A seguir, acompanhe alguns dos pronunciamentos das lideranças políticas presentes — alguns, como prefeitos da região, fazendo reivindicações —, e outros, deputados lideranças diversas, reivindicando apoio ou se comprometendo com a região: